A pesca é uma das atividades mais antigas praticadas pelo homem (Ahh Váaa), e vem sendo executada tanto para obtenção de alimento, como de recreação, e na maioria das vezes as duas. Desde tempos imemoriáveis, e vem se desenvolvendo junto com a cultura da humanidade, e recebendo incontáveis melhorias acompanhando o desenvolvimento social e cultural da sociedade. Claro que é impossível relatar num simples artigo de blog, todas as técnicas e macetes que foram utilizados durante nossa história, mas vamos destacar as principais artimanhas para capturar peixes já utilizadas pelo homem.
E é importante ressaltar esse artigo NÃO tem o intuito de incentivar o uso todas essas práticas, já que nem todas são legalmente permitidas, e outras tem restrições que variam de pesca marítima para a de água doce, e também mudam em relação a municípios, estados e países, e até épocas diferentes do ano. (E Mais um monte de BLÁ BLÁ BLÁ muuuiiito chato). Nosso foco aqui é somente para efeito de curiosidade...se quiserem tentar a responsabilidade é de vocês.
Doravante iremos descrever de forma superficial as principais categorias de pesca e seus principais pormenores, iremos detalhar vários itens em forma de Reviews, tutoriais e dicas onde você irá aprender (juro que não estou sendo pretensioso) se atualizar, ou ao menos ver técnicas utilizadas por outros pescadores, lembrando quanto mais coisas tivermos em nosso “arsenal” mais eficiente e eficaz será o desempenho da prática. Então chega de formalidades e vamos ao assunto.
Doravante iremos descrever de forma superficial as principais categorias de pesca e seus principais pormenores, iremos detalhar vários itens em forma de Reviews, tutoriais e dicas onde você irá aprender (juro que não estou sendo pretensioso) se atualizar, ou ao menos ver técnicas utilizadas por outros pescadores, lembrando quanto mais coisas tivermos em nosso “arsenal” mais eficiente e eficaz será o desempenho da prática. Então chega de formalidades e vamos ao assunto.
Modalidades:
Pesca à linha:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Sem dúvida nenhuma essa além de uma das mais antigas modalidades de pesca, e também das mais comuns. Creio que nem seja necessário explicar, (mas vamos fingir que isso é um artigo sério né...) a pesca de linha basicamente consiste da utilização de linha e anzol, incluindo também as variações que incluem o uso dos mais diversos tipos varas. Essa modalidade é utilizada devido ao fato dos materiais necessários serem acesso fácil e barato, até sendo possível improvisa-los em situações mais extremas. Essa técnica é viável em praticamente qualquer local onde a pesca é possível, desde “Valeta” até alto mar, e é utilizado por pescadores comuns, profissionais e inclusive grande escala por industrias.
Variações:
- Linhada de mão – Técnica simples, de baixo orçamento para pesca a longa distância, constituído de linha, algo para enrolar (normalmente uma lata, garrafa ou etc.) A linha e chumbada e anzol. Basta usar a sua isca predileta, segurar a linha com uma das mãos e a lata na outra, faça movimentos circulares para gerar foça centrifuga a chumbada e solte na direção desejada. Espere os “TRANQUINHOS” na linha, puxe bruscamente a linha, se você sentir resistência na linha basta enrolar e pegar o “BAITA”;
- Vara de mão - Sem dúvida é a técnica mais usada pelos “pescadores de valeta” ao redor do mundo, praticamente são desnecessárias grandes explicações, mas vamos lá, consiste de a rigor, anzol, linha e vara, podendo ser qualquer uma das inúmeras variações existentes, podendo incluir boias, molinetes, carretilhas, sinos...enfim. Traremos outros artigos explicando os mais diversos equipamentos posteriormente. O uso é tecnicamente bem simples, isque o anzol, arremesse a linha na água e espere puxar (Não acredito que expliquei isso) e aproveitar seu pescado, claro existe um “UNIVERSO” de técnicas e variações...mas tudo ao seu tempo;
- Fly – Equipamento especifico para a pesca de trutas...basicamente é um sistema de carretilha com linha flutuante, que utiliza iscas artificiais que se assemelham a moscas, entraremos em detalhes em outro post.
Pesca de Redes:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
A rede de pesca é primordialmente usada nos sistemas passivos de pesca e consiste em uma malha trançada produzida com linha de pesca composta pelos mais diversos materiais, normalmente nylon, seu trançado tem o formato de hexágonos, formando um grande retângulo em sua forma mais convencional, utiliza flutuadores numa extremidade e pesos na parte oposta (Nem eu entendi).
Lança-se a rede num local onde imagina-se que haja cardumes com o objetivo de que os peixes basicamente fiquem presos na malha da rede.
Variações:
- Arrasto humano – sistema onde se lança as redes na água em uma região onde estima-se que existam cardumes de peixes, e pessoas arrastam as redes, ou nadando ou nas bordas dependendo do local da pescaria;
- Arrasto mecânico – sistema onde se lança as redes na água a partir de uma embarcação em uma região onde estima-se que existam cardumes de peixes, e conduz-se a embarcação por determinada distancia, digamos cercando o cardume para realizar a captura;
- Cerco – realiza-se o arrasto das redes conforme já explicado, porém usa-se dois barcos na pesca marítima, cada um com uma das pontas da rede, ambos vão em direção ao cardume, e vão fechando a linha da rede navegando um em direção do outro, formando uma “meia lua” com as redes. E na pesca de água doce a técnica é semelhante, incluindo a possibilidade de gerar o cerco em um recuo de represa, lago ou rio.
- Tarrafa – trata-se de uma rede circular com uma corda ou cabo fixado em seu centro, nas bordas do círculo há pesos, para que ao arremessar a rede, o pescador se mantém segurando a corda, os pesos descem mais rápido que a rede e fecham o círculo, depois o pescador puxa a corda e a rede é recolhida com todas as bordas automaticamente fechadas devido aos pesos, mostraremos mais detalhes em outro post.
- Peneira – técnica onde se usa tanto as peneiras de construção civil que se conhece, ou peneiras maiores confeccionadas exclusivamente para pesca, funciona normalmente parando a peneira num pequeno estreitamento de água por onde os peixes passam, ou em um lugar com mais espaço e profundidade de água, afunda-se a peneira onde se visualizou os peixes e levanta-se a peneira para fora da água, mantendo os peixes presos, bastante usado na pesca de “VALETA”.
- Saco – semelhante a pesca de peneira, porém usa se a rede em formato de saco, ou usa o chamado saco de “BATATA” de feira (Tosco mode on). E ainda existe as redes de formato passaguá, que é basicamente o conceito do saco, porém, mais “HIGH TECH”.
Pesca com armadilhas:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Outro sistema de pesca passiva, uma vez que é o próprio animal que é convencido a procurar a armadilha, normalmente como refúgio, ou fonte de alimento fácil, ficando nelas aprisionado, consiste na instalação de um dispositivo de captura automática para peixes em um meio aquático qualquer, é composta por uma grande gama de variações de traquitanas, utilizadas diretamente na captura de peixe e outros animais aquáticos
Variações:
- Gaiolas - são armações em forma de V com ripas de bambu ou de folhas de palmeira, nas formas mais primitivas e metal ou fibra nas mais contemporâneas, colocam-nas perto de rochas, recifes de coral, ou qualquer lugar onde se calcula que haja presença de peixes.
- Covo – armação basicamente feita em fibras naturais, normalmente bambu, em formato de garrafa, com aproximadamente 1 metro, e utilizado normalmente em água doce.
- Rede – basicamente as redes de pesca em sua natureza são armadilhas de forma geral, principalmente nas modalidades utilizadas em modo espera.
- Outros – de forma simplificada existem milhões de armadilhas diferentes para pesca, mas basicamente são variações para necessidades especificas, que variam conforme local ou tipo de pescado.
Técnicas indígenas.
São fascinantes as técnicas de pesca indígenas, mas falaremos sobre isso em outra hora, pois é todo um universo diferenciado.Só ajudando no entendimento, esse artigo é para facilitar o entendimento e apresentar mais conhecimentos para os pescadores que estão começando agora, lembrem-se, todos também começamos sabendo absolutamente nada, e esse é um dos objetivos do blog, o compartilhamento de conhecimento tanto desse que vos fala, quanto dos caros pescadores que tem muito para compartilhar conosco...aprender e ensinar. Por favor postem suas considerações.
Fontes de Consulta:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pesca (Sério...muita coisa útil lá...).
Autor: DENIS SILVA.
Nenhum comentário :
Postar um comentário